fbpx

Benefícios da Cidadania Italiana

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

mulher com o Passaporte italiano imagem de aeroporto e do Coliseu ao fundo

Benefícios da Cidadania Italiana

Quem tem a cidadania italiana possui muitos benefícios e trânsito livre em qualquer país que faça parte da Comunidade Europeia. O passaporte italiano permite que o cidadão possa trabalhar livremente em qualquer um destes países (França, Itália, Portugal, Irlanda, Alemanha, etc).

Quem tem cidadania italiana tem direito a um visto de moradia mais fácil nos Estados Unidos. O mesmo vale para vários outros países (Austrália, Canadá e muitos outros).

Possuir a dupla cidadania italiana lhe dará o direito de se aposentar pela Europa, recebendo sua aposentadoria em Euro caso contribua para o sistema local.

Possuir a cidadania italiana dará a você ou a seus filhos a oportunidade de estudar em qualquer país da Europa. Em muitos dos quais ser cidadão europeu é fator determinante para desfrutar de bolsas de estudos que pagarão por todo o curso.

mulher sorrindo em Portugal

Para quem está no Brasil a dupla cidadania representa muitas oportunidades na carreira, principalmente em grandes empresas multinacionais. Na hora de participar de um processo seletivo em uma dessas empresas possuir a cidadania italiana é um excelente diferencial.

Ter a cidadania italiana lhe trará facilidades para viajar sem visto para Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, mas que são exigidos para brasileiros. Além disso, um cidadão italiano não precisa aguardar em filas de aeroporto ou Consulados, nem perder tempo com entrevistas, e dinheiro no pedido de vistos. Basta preencher um formulário online).

O Passaporte Italiano

Ter o passaporte europeu lhe dará a vantagem de ficar em filas especiais nos aeroportos, viajar com tranquilidade e rapidez em todo o mundo.

Ao reconhecer a cidadania italiana seus filhos terão o direito, depois os filhos de seus filhos e assim por diante. É um patrimônio familiar que não se perde, um resgate da identidade.

Porém muitas pessoas sentem dificuldade em localizar as certidões dos antepassados, seja no Brasil quanto na Itália, e até mesmo passam anos tentando reunir tudo, e quando são finalmente convocados pelo Consulado, não conseguem obter a cidadania…

Você provavelmente já ouviu algum caso assim: pessoas que passaram anos e anos se preparando para reconhecer a cidadania italiana na Itália. Mas, quando chegaram lá descobriram que faltavam documentos, ou que algumas retificações eram necessárias, e tiveram que retornar ao Brasil (sem o reconhecimento da cidadania).

Por isso que para requerer seu direito é importante contar com apoio especializado e profissional para que todo o processo tramite sem problemas. Você e sua família podem conquistar os direitos e benefícios da dupla nacionalidade sem dores de cabeça.

Veja também: JusBrasil


Se esse artigo foi útil para você comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais.


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. E Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site.
Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?