fbpx

Coisas que todo brasileiro pensa ao chegar em Portugal

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

man leaning on wall
Photo by Jonnas Duarte

Desembarcando nas terras lusitanas sendo a turismo, estudos ou até mesmo por mudança definitiva, se passam muitas coisas pela nossa cabeça. Há diferença entre os dois países (Brasil e Portugal), ainda que compartilhemos de muitas características em comum. Por isso listamos algumas das principais coisas que todo brasileiro pensa ao chegar em Portugal.

1. A mesma língua? “Ora pois!”

Nos primeiros dias, é extremamente normal pensar: “Esse português que é falado aqui é totalmente diferente do que eu falo no Brasil”. E realmente, é verdade em alguns pontos.

Embora tanto Portugal quanto o Brasil tenham o português como língua oficial, é incorreto pensar que você pode ir daqui para Portugal e já entender tudo assim que chegar lá. Um dos principais motivos disso é a diferença de pronúncia entre os dois países. No Brasil, tendemos a pronunciar com força todas as vogais de uma “palávra”; já em Portugal, o mais comum é que apenas a vogal tônica seja efetivamente pronunciada. Com isso, a “palávra” “mágica” em Portugal pode soar como “májc”, “obrigado” como “brgad” e “universidade” como “nvrsdad”.

2. “Tudo é perto”

O Brasil tem mais ou menos, 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão territorial. Portugal tem cerca de 92 mil quilômetros quadrados. Ou seja: Portugal cabe quase 90 vezes dentro do Brasil. E essa diferença de extensão territorial entre os dois países se reflete numa diferença cultural quanto à percepção de distâncias.

No Brasil, é possível viajar mais de 600 quilômetros sem sair de um mesmo estado. E se você quiser viajar de uma ponta à outra do país, terá diante de si uma viagem de mais de três mil quilômetros (de Porto Alegre a Macapá, por exemplo, são cerca de 3.300 quilômetros). Comparado a isso, uma viagem de 100 quilômetros é uma viagem bem curta.

Não em Portugal: por lá, uma viagem de 100 quilômetros é uma viagem longa. Afinal, o país tem, de leste a oeste, cerca de 200 quilômetros em linha reta. Esse tipo de viagem, portanto, representa atravessar metade do país. Portanto, não se surpreenda se um português ficar chocado ao saber que você viajava mais de 300 quilômetros todo fim de semana para visitar sua família enquanto fazia faculdade na capital.

3. “Cadê a luz do banheiro?”

Essa questão é a mais comum e mais engraçada de todas. O interruptor da luz do banheiro fica fora do mesmo em Portugal e no começo, é extremamente normal e comum de acontecer de se entrar no banheiro e só depois lembrar que o interruptor fica do lado de fora. Em Portugal banheiro se chama Casa de banho.

casa de banho

Confira também: Conheça 50 Curiosidades sobre Portugal

4. Em Portugal se tem uma maior qualidade de vida

Um dos motivos de tantos estrangeiros emigrarem para Portugal, é justamente a qualidade de vida (que engloba também a segurança) que Portugal dispõe aos seus habitantes, juntamente com a qualidade do tempo utilizado e do próprio transporte público.

5. Estudar e trabalhar não é comum em Portugal

Se você for estudar em Portugal, seja na graduação ou mestrado, vai se deparar com um contexto muito diferente entre os jovens. Se no Brasil é comum estudar e trabalhar – seja estágio ou trabalho de carteira assinada – por lá a coisa muda completamente.

É comum que os colegas de mestrado não tenham nenhuma experiência profissional, uma vez que na graduação é praticamente inexistente a prática de estágios. Isso acontece especialmente pelos horários, na graduação, por exemplo, as aulas começam pelas 9h e terminam no meio/fim da tarde. Não sobra muito tempo para trabalhar.

Por isso, os jovens portugueses entram mais tarde no mercado de trabalho. O estágio durante os cursos universitários não são uma prática comum, mas existem outras modalidades, como o de estágio curricular, mas que geralmente é mais curto.

6. Pontualidade britân… (quer dizer) portuguesa

Se você marcar um jantar na sua casa às 19h, esteja pronto para receber os convidados na hora. Os portugueses costumam ser pontuais. Diferente dos brasileiros que se marcar no mesmo horário você pode esperá-los pelos menos meia hora mais tarde.

Claro que quando falamos dos portugueses ainda não estamos exatamente na pontualidade britânica, mas eles respeitam muito mais o horário de um convite do que nós brasileiros. Assim, se for você o convidado por portugueses, seja o mais pontual possível, um atraso de 10 minutos é perdoável, mas nada de chegar uma hora depois do combinado.

atrasado
Photo by Ono Kosuki

7. “Portugueses não saem com os amigos?”

Todo brasileiro pensa ao chegar em Portugal que os portugueses não saem muito com os amigos e precisa se preparar para uma nova modalidade de encontro de amigos. Enquanto os brasileiros costumam se encontrar em bares para tomar uma cerveja, é muito comum ser convidado para jantares pelos portugueses. O hábito de reunir os amigos para jantar, seja em casa ou em restaurantes faz parte dos encontros entre amigos.

É algo tão corriqueiro, que nas turmas de faculdade no início de cada ano letivo os alunos fazem confraternizações em jantares. Existem restaurantes especializados nesse tipo de jantar, depois de servir a comida, o ambiente se transforma em boate.

8. A segurança existe de verdade!

Uma das coisas que brasileiro pensa ao chegar em Portugal, é que realmente existe a segurança que todos falam. É sempre bom se estar atento em qualquer lugar do mundo e em qualquer hora do dia, mas, por exemplo, andar tranquilamente com o telefone na rua não tem preço.

Você já conheceu Portugal e também pensou essas coisas? Conta para nós sobre a sua experiência.


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?